Inspirado nas origens do esporte, vem aí o Campeonato Brasileiro 2025 de Rugby em Cadeira de Rodas

Um olhar especial para o passado promete fazer do Campeonato Brasileiro 2025 de Rugby em Cadeira de Rodas uma edição inesquecível para todos os envolvidos na mais importante competição do calendário nacional

by carlosk

Entre os dias 22 e 28 de setembro, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, recebe simultaneamente os Campeonatos Brasileiro da 1ª e da 2ª Divisão e promete uma viagem no tempo direto para as origens do Rugby em Cadeira de Rodas, ou melhor, do “Murderball”. Os espaços e as arenas dentro do CT Paralímpico Brasileiro terão ambientações inspiradas nos primórdios do “Murderball”, que na tradução livre significa “Bola Assassina”. Esta foi a primeira nomenclatura dada ao Rugby em Cadeira de Rodas na ocasião do surgimento da modalidade, na década de 1970, no Canadá.

Criado em 1977, na cidade de Winnipeg, o esporte foi desenvolvido como opção esportiva para pessoas com tetraplegia, que encontravam dificuldades em obter o mesmo desempenho de atletas com menor comprometimento na prática do Basquete em Cadeira de Rodas. Foi chamado de “Murderball”, muito por conta dos intensos contatos entre as cadeiras, e posteriormente foi rebatizado como Rugby em Cadeira de Rodas – “Wheelchair Rugby”, em inglês. “Escolhemos esse tema esse ano por conta da história da modalidade. O nome, no início, era esse, ‘Murderball’. E o documentário que ajudou na divulgação da modalidade a nível mundial também teve esse nome. Então foi a nossa forma de lembrar esses quase 50 anos de modalidade e os 20 anos que o esporte foi praticado pela primeira vez no Brasil”, explicou José Higino, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).

O documentário mencionado por Higino é o intitulado “Murderball – Paixão e Glória”, de 2005, dirigido por Henry Alex Rubin e Dana Adam Shapiro. A obra acompanha a jornada emocionante da seleção norte-americana de rugby em cadeira de rodas rumo aos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004. O filme dublado em português está disponível gratuitamente no canal Eba! no Youtube.

A maior edição da história – A edição de 2025, a 17ª na história da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), também será a maior na trajetória do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez serão 13 agremiações na disputa, com sete equipes na 1ª Divisão e outras seis na 2ª Divisão.

O número foi alcançado com a chegada de uma nova entidade filiada em 2025, o Lampiões, de Recife (PE), que fará sua estreia em torneios nacionais jogando a divisão de acesso. A equipe pernambucana se junta ao Arretados, de João Pessoa (PB), e pela primeira vez a região Nordeste terá dois representantes em uma edição do Campeonato Brasileiro. “É um recorde histórico para a ABRC. Acho que o maior desafio da gestão é fazer com que novas equipes se desenvolvam e se tornem filiadas. Sabemos que é um processo que demora e que precisa ter estrutura. E quando a gente chega nesse número de 13 equipes, demonstra o trabalho de consolidação da modalidade em novos lugares”, declarou Higino.

Além de Lampiões (PE) e Arretados (PB), completam a 2ª Divisão as equipes CETEFE Lobos, de Brasília (DF), Drakkar, de São Paulo (SP), IREFES, de Vitória (ES), e MSB Quad Rugby, de Bebedouro (SP). A chegada dos Lampiões (PE) à divisão de acesso permitiu que o BSB Quad Rugby (DF), sexto colocado na 1ª Divisão em 2024, permanecesse na elite nacional, que em 2025 terá sete integrantes pela primeira vez.

Além do time brasiliense estão na disputa da divisão principal as equipes ADEACAMP e Gigantes, ambas de Campinas (SP), Gladiadores, de Curitiba (PR), Minas Quad Rugby, de Belo Horizonte (MG), Ronins, de São Paulo (SP), e os atuais bicampeões consecutivos Santer Vikings, do Rio de Janeiro (RJ).

Formato de Disputa – Na 1ª Divisão, as sete equipes participantes jogam todas contra todas em turno único na primeira fase (cada equipe realiza seis partidas ao todo ao longo de cinco dias). Ao término da etapa de classificação, os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais com o seguinte cruzamento: 1º lugar x 4º lugar e 2º lugar x 3º lugar. Os vencedores fazem a grande final, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze. Abaixo, 5º e 6º colocados na fase de classificação disputam o 5º lugar, enquanto o 7º colocado será rebaixado para a 2ª Divisão em 2026.

Enquanto isso, na 2ª Divisão, as seis equipes na disputa também jogam todas contra todas em turno único (cada equipe realiza cinco partidas ao todo ao longo de quatro dias). Ao término da etapa de classificação, os dois primeiros colocados se classificam diretamente para a final. As equipes que terminarem a primeira fase na 3ª e 4ª posições disputam a medalha de bronze, enquanto aquelas que ficarem na 5ª e 6ª colocações fazem a disputa pelo 5º lugar na classificação final. Apenas o campeão garante acesso à 1ª Divisão em 2026.

Todos os jogos contarão com transmissão ao vivo no Canal oficial da ABRC no Youtube. Para acessar a tabela completa confira o Boletim Oficial. O Campeonato Brasileiro 2025 é uma realização da ABRC com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos e patrocínio da Coloplast, Caixa, Loterias Caixa e Governo Federal.

O Campeonato Brasileiro – O Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas chega a sua 17ª edição em 2025. A competição foi realizada pela primeira vez em 2008 e foi disputada anualmente desde então (exceto 2020 por conta da pandemia), sendo o torneio mais antigo da modalidade no país.

A primeira edição da história do Campeonato Brasileiro ocorreu em Niterói (RJ), em 2008, e contou com três equipes: ADEACAMP, de Campinas, e duas agremiações do Rio de Janeiro – Guerreiros da Inclusão e Rio Quad Rugby, sendo esta última consagrada a primeira campeã brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas na história.

Desde então, a equipe com mais títulos nacionais é o Minas Quad Rugby, com cinco conquistas (2016, 2017, 2018, 2019 e 2022), seguida pela ADEACAMP, com quatro troféus (2009, 2010, 2011 e 2012). A atual campeã é a equipe Santer Vikings, que busca seu quarto título na história e o terceiro de forma consecutiva (2021, 2023 e 2024).

Já a 2ª Divisão teve sua primeira edição realizada em 2011, com o Santer Vikings sendo o campeão. Desde então o BSB Quad Rugby foi quem mais vezes faturou o troféu, com quatro conquistas (2012, 2018, 2021 e 2023). O último campeão foi o Minas Quad Rugby (MG), que com o título em 2024 conquistou o acesso à elite em 2025.

Serviço Campeonato Brasileiro 2025 de Rugby em Cadeira de Rodas

Data: 22 a 28 de setembro

Local: Centro de Treinamento Paralímpico

Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo (SP)

Entrada Gratuita

Boletim Oficial: Clique Aqui

Transmissão: Canal oficial da ABRC no Youtube

Fotos: Flickr

Assessoria de Comunicação da ABRC – Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (comunicacao@rugbiabrc.org.br)

You may also like

Leave a Comment