Santer Vikings conquista título de Campeonato Brasileiro pela primeira vez

Gladiadores Curitiba Quad Rugby vence Gigantes de Campinas e conquista o bronze

by carlosk

O Rugby em Cadeira de Rodas tem um campeão inédito! Neste domingo (28), o público presente no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro testemunhou um novo capítulo da história da modalidade: a coroação da equipe Ronins (SP) como campeã do Campeonato Brasileiro 2025, torneio realizado com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).

Esta foi a primeira vez, desde sua fundação em 2017, que a equipe da capital paulista levantou o troféu de campeão nacional. A vitória na decisão sobre o Santer Vikings (RJ), por 55 a 40, colocou fim a uma hegemonia da equipe carioca, que não sabia o que era perder um título desde 2023. “Significa muito pra gente, porque é um processo, né? É um trabalho coletivo, tem muita gente envolvida até a gente chegar aqui. Agradeço a todos que acreditaram no projeto e se dedicaram. Essa é a recompensa por tudo que a gente se dedicou em todo esse tempo”, celebrou Lucas Junqueira, atleta e fundador do Ronins (SP).

A conquista do título inédito foi dedicada pela equipe à memória de Catalina Kaneta, psicóloga, diretora técnica e uma das grandes incentivadoras do projeto, que faleceu em junho deste ano. “Eu dedico essa vitória a nossa saudosa Catalina. Ela era uma apaixonada por psicologia esportiva e pelo esporte. Acreditava que o esporte é uma ferramenta de transformação, assim como nós. E ela ajudou a encabeçar o projeto e fazer acontecer. Então, Catalina, essa conquista foi para você! Que a gente consiga levar o seu legado pra frente”, expressou Lucas, visivelmente emocionado.

Gladiadores é bronze – Na partida que valia a 3ª colocação, os Gladiadores (PR) levaram a melhor sobre os Gigantes (SP), por 57 a 50. Vice-campeões em 2024, o time paranaense segue no pódio, agora com a medalha de bronze conquistada em 2025. Já no confronto que decidiu a 5ª colocação, o Minas Quad Rugby (MG) não deu chances à ADEACAMP (SP) e venceu por 51 a 37. As duas equipes permanecem na 1ª Divisão já que a equipe rebaixada foi o BSB Quad Rugby (DF), 7º colocado.

IREFES conquista o acesso – Na 2ª Divisão, o IREFES (ES) faturou o título e ficou com a sonhada vaga na elite do rugby brasileiro. A conquista veio depois da vitória na decisão diante do Drakkar (SP), por 53 a 43. Este foi o quarto título do IREFES (ES) na 2ª Divisão – antes, foi campeão nas edições 2014, 2016 e 2019. Com isso o time capixaba se iguala ao BSB Quad Rugby (DF) como maior campeão da divisão de acesso, com quatro troféus cada.

“Sensação de dever cumprido. A gente está trabalhando a longo prazo, então essa era uma das primeiras metas que a gente tinha que era subir para a 1ª Divisão”, declarou Gabriel Feitosa, que chegou ao IREFES (ES) este ano e foi eleito o MVP da 2ª Divisão.

“Quando vim para cá sabia que seria difícil, demos alguns passos atrás, conversei com o Jackson (treinador) e a comissão técnica. E é sensacional ver colocarmos em prática as coisas. Questões táticas que os meninos estão assimilando e que demandam tempo. Aprender Rugby não é fácil”, analisou Feitosa. A medalha de bronze ficou com o MSB Quad Rugby (SP), que na disputa pelo terceiro lugar superou o CETEFE Lobos (DF), por 55 a 37.

Todos os jogos contaram com transmissão ao vivo e podem ser revistos no Canal oficial da ABRC no Youtube. A tabela completa pode ser acessada no Boletim Oficial. O Campeonato Brasileiro 2025 é uma realização da ABRC com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos e patrocínio da Alphamix, Caixa, Loterias Caixa e Governo Federal.

Classificação Final do Campeonato Brasileiro 2025
1ª Divisão
Campeão – Ronins (SP)
Vice-campeão – Santer Vikings (RJ)
Medalha de Bronze – Gladiadores (PR)
4º lugar – Gigantes (SP)
5º lugar – Minas Quad Rugby (MG)
6º lugar – ADEACAMP (SP)
7º lugar – BSB Quad Rugby (DF)*
*Rebaixado para a 2ª Divisão em 2026

2ª Divisão
Campeão – IREFES (ES)*
Vice-campeão – Drakkar (SP)
Medalha de Bronze – MSB Quad Rugby (SP)
4º lugar – CETEFE Lobos (DF)
5º lugar – Arretados (PB)
6º lugar – Lampiões (PE)
*Acesso para a 1ª Divisão em 2026

Prêmios individuais – Em 2025, a comunidade do Rugby em Cadeira de Rodas perdeu uma de suas lendas. José Raul, atleta que passou por tantas equipes pelo país e que por anos serviu a Seleção Brasileira, nos deixou. Em sua homenagem, a ABRC nomeou o troféu entregue ao melhor atleta das classes 1.0/1.5 como “Troféu José Raul”, como reconhecimento à contribuição deste grande atleta ao esporte nacional.

1ª Divisão
Melhor Classe 0.5 – Lucas Junqueira – Ronins (SP)
Melhor Classe 1.0/1.5 (Troféu José Raul) – Charly Montoya – Santer Vikings (RJ)
Melhor Classe 2.0/2.5 – Julian Vargas – Minas Quad Rugby (MG)
Melhor Classe 3.0/3.5 – Julio Braz – Santer Vikings (RJ)
Jogador que Mais Evoluiu (Troféu Tininha) – Dione Kleber Alves – ADEACAMP (SP)
MVP – Katsuya Hashimoto – Ronins (SP)

2ª Divisão
Melhor Classe 0.5 – Paulo Amarante – MSB Quad Rugby (SP)
Melhor Classe 1.0/1.5 (Troféu José Raul) – Victor Ventura – IREFES (ES)
Melhor Classe 2.0/2.5 – Miguel Paulino – MSB Quad Rugby (SP)
Melhor Classe 3.0/3.5 – Gabriel Frota – Arretados (PB)
Jogador que Mais Evoluiu (Troféu Tininha) – Guilherme Benevides – MSB Quad Rugby (SP)
MVP – Gabriel Feitosa – IREFES (ES)

Confira os Resultados deste Domingo (28/09)
1ª Divisão
Disputa 5º lugar – Minas Quad Rugby (MG) 51 x 37 ADEACAMP (SP)
Disputa Medalha de Bronze – Gladiadores (PR) 57 x 50 Gigantes (SP)
Final – Santer Vikings (RJ) 40 x 55 Ronins (SP)

2ª Divisão
Disputa de 5º lugar – Arretados (PB) 52 x 26 Lampiões (PB)
Disputa Medalha de Bronze – MSB Quad Rugby (SP) 55 x 37 CETEFE Lobos (DF)
Final – IREFES (ES) 53 x 43 Drakkar (SP)

 

Nossos agradecimentos aos incentivadores: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ); Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS); Secretaria do Esporte do Paraná – Proesporte e Geração Olímpica e Paralímpica; Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP); Copel – Companhia Paranaense de Energia; Sociedade Morgenau e Convatec Brasil.

You may also like

Leave a Comment