A World Wheelchair Rugby (WWR), Federação Internacional, confirmou que a cidade de São Paulo sediará seu 9º Campeonato Mundial, que acontecerá de 15 a 24 de agosto de 2026. Esta será a primeira vez na história que o maior torneio do esporte será realizado na América do Sul, com o Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo servindo como sede.
“É difícil colocar em palavras a alegria que sinto como presidente da ABRC, representando o Rugby em Cadeira de Rodas neste momento em que trouxemos com sucesso a maior competição do esporte para o Brasil. Entendemos que isso abre uma janela de oportunidade para desenvolver ainda mais o rugby no Brasil e em toda a América do Sul”, comemorou José Higino, presidente da ABRC.
O presidente da WWR, Richard Allcroft OBE, disse que “a realização do nosso evento do campeonato principal pelo Brasil demonstra a liderança que eles estão assumindo no desenvolvimento do rugby em cadeira de rodas na América do Sul. A ABRC continua a apoiar esses países em desenvolvimento por meio de várias iniciativas. É um momento emocionante para o nosso primeiro Campeonato Mundial ser realizado na América do Sul e ver as melhores equipes viajarem para o que eu sei que será um torneio de sucesso”.
A confirmação do Brasil como sede do Campeonato Mundial WWR 2026 é uma conquista histórica tanto para a ABRC quanto para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Faz parte de um plano de longo prazo que visa posicionar a seleção brasileira para uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. “É extremamente importante para o Brasil sediar o Campeonato Mundial de 2026. Isso demonstra a força do país no esporte. O Brasil estava a apenas um passo de garantir uma vaga em 2024 e acredito que, até 2028, a equipe estará ainda mais forte para disputar uma classificação direta para os próximos Jogos Paralímpicos”, disse Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB.
Esta será apenas a segunda vez que o Brasil disputa o Campeonato Mundial. A primeira foi em 2022, quando a seleção fez história na Dinamarca, terminando em 11º lugar. Antes do Campeonato Mundial, São Paulo também sediará outro grande evento: o WWR Americas Championship 2025, de 8 a 16 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico. Isso também marcará a primeira vez que o torneio continental será realizado no Brasil.
12 Equipes, 4 Continentes – O Campeonato Mundial WWR 2026 contará com 12 equipes, com vagas de qualificação distribuídas da seguinte forma:
✅ 1 vaga – País anfitrião (Brasil)
✅ 4 vagas – Campeonato Europeu de 2025 – Divisão A
✅ 2 vagas – Campeonato
✅ das Américas de 2025 2 vagas – Campeonato
✅ da Ásia/Oceania de 2025 3 vagas – Torneio de Qualificação para o Campeonato Mundial de 2026
O Torneio Mundial de Qualificação acontecerá em 2026, com oito equipes: os dois primeiros colocados de cada um dos três campeonatos regionais que não se classificaram diretamente, além de duas equipes adicionais com base no ranking mundial da WWR.
Sobre o ABRC – A Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) é o órgão regulador do rugby em cadeira de rodas no Brasil, afiliado ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e ao World Wheelchair Rugby (WWR). A ABRC é responsável por expandir o esporte em todo o país, promovendo seu valor como ferramenta de inclusão, reabilitação, socialização e desenvolvimento de talentos. A organização também oferece oportunidades para profissionais que buscam ingressar em esportes adaptativos e apoia pesquisas acadêmicas na área.
Sobre o WWR – O World Wheelchair Rugby (WWR) é o órgão regulador responsável pelo esporte do rugby em cadeira de rodas. Tem como visão ser líder mundial no esporte paralímpico, buscando o crescimento e apoio da família do rugby em cadeira de rodas no mundo.