Uma das mais tradicionais e antigas competições do calendário de Rugby em Cadeira de Rodas do Brasil, o Torneio de Penápolis alcança sua 11ª edição no ano de 2025. Realizado entre os dias 28 e 30 de março, Ginásio Municipal de Esportes Prof. Antônio de Castilho Braga, o “Gigantão Azul”, a competição contará com cinco equipes de três estados na briga pelo troféu de campeão. Estarão no interior paulista as equipes: Drakkar, de São Paulo (SP), Gigantes, de Campinas (SP), Gladiadores, de Curitiba (PR), Minas Quad Rugby, de Belo Horizonte (MG) e APA – ARAGUARI, da cidade de Araguari (MG), a mais recente equipe a integrar o programa de Polo de Desenvolvimento de Rugby em Cadeira de Rodas da ABRC.
O evento é organizado por Rodrigo Castilho Maciel, o “NarraAranha”, em parceria com Rotaract Club de Penápolis XV de Março, Prefeitura Municipal de Penápolis e apoio da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), Comitê Paralímpico Brasileiro, Loterias Caixa e Governo Federal. “Estar a frente da organização deste campeonato de rugby é a realização de um sonho. Depois que entrei no Rugby foi algo que me apaixonei muito. Sempre teve campeonatos aqui na cidade, é o torneio mais antigo do país fora o Campeonato Brasileiro. Todo mundo gosta de vir a Penápolis. Todo mundo diz que é o torneio mais amigável, o mais charmoso do Rugby em Cadeira de Rodas”, disse NarraAranha.
Realizado pela primeira vez em 2011, o Torneio de Penápolis sofreu paralisações durante a pandemia, foi retomado em 2022, e teve mais um hiato em 2023. Voltou a ser realizado em 2024, já com a participação de NarraAranha na organização e agora chega a 11ª edição em 2025. “Desde que eu tinha começado a trabalhar com o Rugby em Cadeira de Rodas não teve mais campeonatos aqui. E eu pensei ‘está errado isso, vamos fazer’. Foi quando falei com o pessoal do Rotaract, que são os idealizadores do campeonato, e foi o empurrãozinho que faltava para voltarmos a fazer”, explicou.
Gladiadores: A equipe Gladiadores Curitiba Quad Rugby conta com apoio dos incentivadores: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ); Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS); Secretaria do Esporte do Paraná – Proesporte e Geração Olímpica e Paralímpica; Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP); Copel – Companhia Paranaense de Energia; Sociedade Morgenau e Convatec Brasil.
Fórmula de Disputa – As equipes jogarão todas contra todas, em formato de pontos corridos com apenas um turno. A classificação final será calculada pela soma dos pontos conquistados a partir do resultado das partidas. Confira o calendário da competição:
28/03 (Sexta-feira)
Jogo 1 – (18h00) Drakkar (SP) x Minas (MG)
Cerimônia de Abertura (19h30)
Jogo 2 – (20h00) Gigantes (SP) x Gladiadores (PR)
29/03 (Sábado)
Jogo 3 – (09h00) Gladiadores (PR) x Drakkar (SP)
Jogo 4 – (10h30) Minas (MG) x APA (MG)
Jogo 5 – (14h00) Drakkar (SP) x Gigantes (SP)
Jogo 6 – (15h30) APA (MG) x Gladiadores (PR)
Jogo 7 – (18h30) Gigantes (SP) x Minas (MG)
30/03 (Domingo)
Jogo 8 – (09h00) APA (MG) x Drakkar (SP)
Jogo 9 – (10h30) Minas (MG) x Gladiadores (PR)
Jogo 10 – (14h00) Gigantes (SP) x APA (MG)
Cerimônia de Encerramento – (15h30)
Serviço: XI Torneio de Penápolis de Rugby em Cadeira de Rodas
Data: 28 a 30 de Março
Local: Ginásio Municipal de Esportes Prof. Antônio de Castilho Braga “Gigantão Azul”
Endereço: Rua Altino Vaz de Mello, 592-688 – Vila Martins, Penápolis (SP)
Entrada Gratuita
Transmissão: Canal da ABRC no Youtube
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRC – Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (comunicacao@rugbiabrc.org.br)