A equipe carioca Santer Vikings/RJ conquistou o tricampeonato brasileiro de rugby em cadeira de rodas na sexta-feira, 27/9, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O título veio em uma vitória por 61 a 42 sobre os Gladiadores Curitiba Quad Rugby, do Paraná, em partida transmitida pelo canal SporTV3. Com o resultado, a equipe completou uma campanha invicta, com seis vitórias em seis jogos. Este foi o terceiro título nacional do Santer Vikings. O time também venceu a disputa em 2023 e 2021. Em 2022, ainda obteve o vice-campeonato, em edição vencida pelo Minas.
Gladiadores Curitiba Quad Rugby, campeão brasileiiro em 2013 e vice-campeão em 2015, voltou a conquistar o vice-campeonato neste ano. “Fizemos um campeonato maravilhoso, uma competição incrível para a gente. Queríamos ficar entre os três primeiros, então o sentimento é de missão cumprida. Temos que cumprimentar a equipe da Santer, que jogou muito bem e é muito forte. Estamos em um começo de grupo, muita gente ganhando experiência, mas vamos chegar lá”, afirmou Rafael Hoffmann, da equipe dos Gladiadores.
Mais cedo, a Adeacamp/SP conquistou a medalha de bronze ao derrotar a equipe dos Gigantes/SP, vice-campeã de 2023, com placar de 47 a 34. A competição começou na terça-feira, 24/9, no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro. Ela contou com seis equipes na Primeira Divisão. Todos os times se enfrentaram na primeira fase e os dois que obtiveram a melhor classificação chegaram à final. Na disputa do 5º e 6º lugares, Ronins/SP venceu a equipe do BSB/DF por 55 a 40. BSB Quad Rugby jogará a segunda divisão em 2025. A equipe do Minas Quad Rugby, campeão da segunda divisão estará no seleto grupo principal no próximo ano.
Confira os resultados do Gladiadores Curitiba Quad Rugby:
Fase de grupos
Gladiadores 51 X 40 Gigantes
Gladiadores 44 X 37 BSB
Gladiadores 31 X 51 Santer
Gladiadores 52 X 40 Adeacamp
Gladiadores 52 X 46 Ronins
Final
Santer 61 X 42 Gladiadores
Incentivadores Gladiadores – A equipe Gladiadores Curitiba Quad Rugby/Saúde Esporte contou com o apoio e incentivo das seguintes instituições e empresas, entre elas: Secretaria de Estado do Esporte/Paraná Esporte; Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba; Sociedade Morgenau; Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP); Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) CGN Brasil; Convatec Brasil e Ottobock.