Rugby em Cadeira de Rodas faz sua estreia no programa dos Jogos Paralímpicos do Estado de SP

by carlosk

Os Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (PARESP) chegam em sua terceira edição em 2025 e, pela primeira vez, o Rugby em Cadeira de Rodas faz parte da programação do evento multiesportivo paulista.

As disputas da modalidade serão realizadas a partir deste sábado, 01 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), com a final agendada para a manhã desta segunda-feira, dia 03. No mesmo período acontece também no local a disputa do torneio de Vôlei Sentado. O acesso ao público é gratuito. Cinco equipes filiadas à Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) participam do torneio, cada uma delas representando uma cidade do estado.

Promovida pelasSecretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD)e pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, a 3ª Edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo conta com o apoio técnico da ABRC para organização do torneio do Rugby em Cadeira Rodas.

A competição paulista reúne atletas de todas as regiões do estado em cinco modalidades: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Vôlei Sentado e, como novidade em 2025, Rugby em Cadeira de Rodas.

“As duas primeiras edições do PARESP nos mostraram que o paradesporto é uma realidade no Brasil. Temos atletas do mais alto nível em diferentes faixas etárias e técnicos com muito conteúdo. Essa edição de 2025 é a de afirmação da competição no calendário do esporte paulista”, destacou a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.

Confira a tabela de jogos:
01/10 (Sábado)
14h00 – São Paulo x Campinas
17h00 – São José dos Campos x Valinhos
19h00 – Campinas x Mogi das Cruzes

02/10 (Domingo)
09h00 – Valinhos x São Paulo
11h00 – Mogi das Cruzes x São José dos Campos
13h00 – Repescagem
17h00 – Semifinal 1
19h00 – Semifinal 2
03/10 (Segunda-feira)
10h00 – Final

Nossos agradecimentos aos incentivadores: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ); Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS); Secretaria do Esporte do Paraná – Proesporte e Geração Olímpica e Paralímpica; Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP); Copel – Companhia Paranaense de Energia; Sociedade Morgenau e Convatec Brasil.

 

You may also like

Leave a Comment