Finalistas em 2024 e dois dos principais expoentes do país, Gladiadores (PR) e Santer Vikings (RJ) seguem firmes no objetivo de chegarem novamente à decisão no Campeonato Brasileiro 2025 de Rugby em Cadeira de Rodas, torneio realizado com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP). Com os confrontos realizados nesta quinta-feira (25), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, as duas equipes chegaram a quatro vitórias em quatro jogos disputados e seguem como as únicas invictas até aqui na 1ª Divisão.
O Santer Vikings (RJ) abriu a rodada com vitória sobre o Minas Quad Rugby (MG), por 60 a 31. Os cariocas ainda entraram em quadra mais uma vez no final da tarde, quando enfrentaram o Gigantes (SP) e saíram com um novo triunfo, 59 a 46. Já os Gladiadores (PR) tiveram apenas um compromisso nesta quinta, diante do Minas Quad Rugby (MG). E, na partida mais emocionante do dia, os paranaense levaram a melhor, por 55 a 52. Com os resultados, Santer Vikings (RJ) e Gladiadores (PR) dividem a liderança na tabela da 1ª Divisão e já garantiram a classificação de forma antecipada para as semifinais.
Ronins (SP) estreia reforço japonês – Campeão Paralímpico em Paris 2024 com o Japão, Katsuya Hashimoto fez sua aguardada estreia pelo Ronins (SP), depois de ser desfalque nos dois primeiros dias do Campeonato Brasileiro 2025. E o japonês fez jus às expectativas e foi o grande nome da equipe da capital paulista na vitória sobre os Gigantes (SP), por 61 a 40. O triunfo colocou o Ronins (SP) na terceira posição na tabela, agora com três vitórias e uma derrota, posicionando a equipe como forte desafiante à hegemonia da dupla de líderes.
Já a ADEACAMP (SP) bateu o BSB Quad Rugby (DF), por 47 a 40, e venceu a primeira no torneio. O time de Campinas tem uma vitória e duas derrotas e ainda sonha com uma vaga nas semifinais.
Enquanto isso, na 2ª Divisão, Drakkar (SP) e IREFES (ES) são as equipes que despontam na classificação. Os paulistas venceram o jogo mais equilibrado do dia, contra o MSB Quad Rugby (SP), por um ponto de diferença: 49 a 48. Já os capixabas não tiveram dificuldades para superar o CETEFE Lobos (DF), por 55 a 17, e os Lampiões (PE), por 53 a 05. Com isso a dupla lidera a classificação, ambas com três vitórias e nenhuma derrota até aqui. Já o MSB Quad Rugby (SP), que além do revés diante do Drakkar (SP) também venceu o Arretados (PB), por 91 a 09, aparece em terceiro, com duas vitórias e uma derrota.
Confira os Resultados desta quarta-feira (24/09)
Santer Vikings (RJ) 60 x 31 Minas Quad Rugby (MG)
Ronins (SP) 61 x 40 Gigantes (SP)
ADEACAMP (SP) 47 x 40 BSB Quad Rugby (DF)
Minas Quad Rugby (MG) 52 x 55 Gladiadores (PR)
Gigantes (SP) 46 x 59 Santer Vikings (RJ)
2ª Divisão
Arretados (PB) 09 x 91 MSB Quad Rugby (SP)
IREFES (ES) 55 x 17 CETEFE Lobos (DF)
MSB Quad Rugby (SP) 48 x 49 Drakkar (SP)
Lampiões (PE) 05 x 53 IREFES (ES)
Fotos em: www.flickr.com/photos/abrcrugby/albums
Jogos desta sexta-feira (26/09)
1ª Divisão
09h00 – Ronins (SP) x ADEACAMP (SP)
11h00 – Gladiadores (PR) x Santer Vikings (RJ)
14h00 – BSB Quad Rugby (DF) x Gigantes (SP)
16h00 – Minas Quad Rugby (MG) x Ronins (SP)
18h00 – ADEACAMP (SP) x Gladiadores (PR)
2ª Divisão
09h30 – CETEFE Lobos (DF) x MSB Quad Rugby (SP)
11h30 – Arretados (PB) x Lampiões (PE)
15h00 – Drakkar (SP) x IREFES (ES)
17h00 – Lampiões (PE) x CETEFE Lobos (DF)
Nossos agradecimentos aos incentivadores: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ); Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS); Secretaria do Esporte do Paraná – Proesporte e Geração Olímpica e Paralímpica; Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP); Copel – Companhia Paranaense de Energia; Sociedade Morgenau e Convatec Brasil.