Pela Série Ouro, foram seis confrontos, com destaque para as duas vitórias do IREFES/SESPORT (ES), recém-promovido à elite do rugby nacional, e que começou com tudo na edição de 2026. Os capixabas fizeram o jogo inaugural do torneio, logo no início da manhã, encarando o atual campeão brasileiro, o Ronins (SP). Com a adição do francês Sebastien Verdin ao elenco, o time de Vitória (ES) se impôs diante do rival paulista e controlou o placar desde as primeiras ações, conquistando um fundamental triunfo, por 49 a 42.
Já a noite, no jogo que encerrou o dia no CT Paralímpico, o time comandado pelo técnico Jackson Lemos voltou à quadra para encarar a sempre perigosa equipe dos Gladiadores (PR). Os capixabas, entretanto, detiveram o controle do jogo desde o princípio e não deram chances aos paranaenses, 53 a 38.
Os dois triunfos no dia inaugural deixam o IREFES/SESPORT (ES) na liderança do Grupo A e com a vaga encaminhada para as semifinais. Para confirmar o 1º lugar na chave, os capixabas precisam vencer a ADEACAMP (SP), nesta quarta-feira (30). As equipes se enfrentam às 15h30. Ainda no Grupo A, o Ronins (SP) se recuperou da derrota pela manhã ao superar, à tarde, justamente a ADEACAMP (SP), em um confronto amplamente dominado pelo time da capital paulista. O técnico Mauro Furtado aproveitou para rodar todos os seus atletas em quadra e confirmou o triunfo por 54 a 29.
Mais cedo, os Gladiadores (PR) abriram sua participação com um triunfo sobre a ADEACAMP (SP) e um placar histórico, 107 a 18. Esta foi a maior pontuação já anotada por uma equipe em uma única partida em todas as edições de Campeonato Brasileiro.
Pelo Grupo B, o Drakkar (SP) fez sua primeira partida da história na divisão de elite do Rugby em Cadeira de Rodas nacional. Com oito vagas na Série Ouro em 2026, o time, que foi vice-campeão da divisão de acesso no ano passado, foi promovido à principal divisão do Campeonato Brasileiro.
Quem deu as “boas-vindas” à equipe na elite foi logo uma das mais poderosas agremiações dos últimos anos, o Santer Vikings (RJ). Os cariocas trataram de frustrar qualquer investida dos estreantes e logo mostraram porque são uma potência da modalidade no país, vencendo por uma confortável vantagem, 55 a 37. E o Minas Quad Rugby (MG) alcançou uma importante vitória diante do Gigantes (SP), por 46 a 39, e largou em vantagem na disputa por uma vaga nas semifinais.
BSB vence com autoridade na Série Prata – O BSB Quad Rugby (DF) despontou na liderança da Série Prata ao vencer seus dois jogos na rodada desta terça-feira (29). O time brasiliense estreou com uma vitória maiúscula por 69 a 04 diante do Avalanche (MA), equipe recém filiada à ABRC que faz sua estreia em Campeonatos Brasileiros. Depois, venceu com autoridade o Lampiões (PE), por 66 a 03. O MSB (SP) também não teve problemas para superar o Lampiões (PE), por 51 a 07, enquanto o CETEFE Lobos (DF) abriu sua participação com vitória sobre o Arretados (PB), por 51 a 26.
Todos os jogos contam com transmissão ao vivo no Canal oficial da ABRC no YouTube, enquanto a final da Série Ouro terá transmissão exclusiva do Sportv. O Campeonato Brasileiro 2026 de Rugby em Cadeira de Rodas é uma realização da ABRC com apoio da Alphamix, Kit Livre, Acreditando, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e patrocínio da Caixa e Loterias Caixa.
Resultados de 29/09
Série Ouro
Jogo 1 – Ronins (SP) 42 x 49 IREFES/SESPORT (ES)
Jogo 2 – Gladiadores (PR) 107 x 18 ADEACAMP (SP)
Jogo 3 – Santer Vikings (RJ) 55 x 37 DRAKKAR (SP)
Jogo 4 – Gigantes (SP) 39 x 46 Minas Quad Rugby (MG)
Jogo 5 – ADEACAMP (SP) 29 x 54 Ronins (SP)
Jogo 6 – IREFES/SESPORT (ES) 53 x 38 Gladiadores (PR)
Série Prata
Jogo 1 – BSB Quad Rugby (DF) 69 x 04 Avalanche (MA)
Jogo 2 – MSB Quad Rugby (SP) 51 x 07 Lampiões (PE)
Jogo 3 – CETEFE Lobos (DF) 51 x 26 Arretados (PB)
Jogo 4 – Lampiões (PE) 03 x 66 BSB Quad Rugby (DF)
Jogos de 30/09 (Quarta-feira)
Série Ouro
Jogo 7 (08h30) – Minas Quad Rugby (MG) x Santer Vikings (RJ)
Jogo 8 (10h30) – Drakkar (SP) x Gigantes (SP)
Jogo 9 (13h30) – Ronins (SP) x Gladiadores (PR)
Jogo 10 (15h30) – ADEACAMP (SP) x IREFES/SESPORT (ES)
Jogo 11 (17h30) – Santer Vikings (RJ) x Gigantes (SP)
Jogo 12 (19h30) – Minas Quad Rugby (MG) x Drakkar (SP)
Série Prata
Jogo 5 (09h00) – Avalanche (MA) x MSB Quad Rugby (SP)
Jogo 6 (11h00) – Lampiões (PE) x CETEFE Lobos (DF)
Jogo 7 (13h00) – Arretados (PB) x BSB Quad Rugby (DF)
Jogo 8 (16h00) – MSB Quad Rugby (SP) x CETEFE Lobos (DF)
Jogo 9 (18h00) – Avalanche (MA) x Arretados (PB)
Equipes Série Ouro
Grupo A
– Ronis (SP)
– Gladiadores (PR)
– ADEACAMP (SP)
– IREFES/SESPORT (ES)
Grupo B
– Santer Vikings (RJ)
– Gigantes (SP)
– Minas Quad Rugby (MG)
– Drakkar (SP)
Equipes Série Prata
– BSB Quad Rugby (DF)
– MSB Quad Rugby (SP)
– CETEFE Lobos (DF)
– Arretados (PB)
– Lampiões (PE)
– Avalanche (MA)
Serviço
Campeonato Brasileiro 2026 de Rugby em Cadeira de Rodas
Data: 29 de setembro a 2 de outubro
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – Vila Guarani, São Paulo (SP)
Entrada Gratuita
Transmissão: Canal oficial da ABRC no Youtube (Final Série Ouro exclusiva no Sportv)
Fotos: Flickr ABRC
Assessoria de Comunicação da ABRC – Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (comunicacao@rugbiabrc.org.br)