De 15 a 18 de junho, Colombo vai sediar a 3ª Copa América de Clubes Quad Rugby. O Ginásio Municipal Gilmar Antônio Pavin (Parque Municipal da Uva) oferece ótimas condições para receber essa grande competição. O evento, organizado pela Federação Paranaense de Rugby em Cadeira de Rodas com os clubes Saúde Esporte Sociedade Esportiva (equipe Gladiadores Curitiba Quad Rugby) e Associação Desportiva Paranaense (equipe Titans Colombo Quad Rugby), em parceria com a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, Prefeitura de Colombo e Governo do Paraná.
Além das equipes citadas acima, Gladiadores e Titans, a competição recebe a equipe Yakaruedas do Paraguai, Kaciques Quad Rugby e Condors, ambos da Colômbia. Cerca de 100 profissionais da modalidade e atletas estão confirmados para participar da Copa América de Clubes Quad Rugby.
O rugby em cadeira de rodas é uma modalidade paralímpica para pessoas com tetraplegia, devido à dificuldade em obter o mesmo desempenho dos atletas que possuíam menor comprometimento aptos para outros esportes. Hoje, lesões motoras similares e/ou com pelo menos três membros comprometidos, como amputados superiores, amputados inferiores e lesionados devido à poliomielite ou danos medulares também podem estar aptas para modalidade.
Inicialmente chamado de ´murderball´, o rugby foi desenvolvido a partir de elementos do basquetebol, hockey no gelo, handebol e rugby, permitindo aos tetraplégicos a prática de uma atividade física adequada às limitações desse tipo de deficiência.